As bombas de insulina disponíveis na Endoville, têm vantagens sobre as injeções de insulina, e simulam mais estreitamente, de diversas formas, um pâncreas artificial. Um pâncreas saudável libera níveis basais variáveis de insulina; a bomba pode ser programada para fazer o mesmo. As bombas liberam constantemente um nível basal preciso de insulina, utilizando somente insulina de ação ultra rápida. Por sua vez, a absorção da insulina varia menos de 3% com uma bomba, quando comparada a 32% da insulina Lantus e até 52% com insulinas de ação mais prolongada.

Flexibilidade: As bombas de insulina fornecem uma maior flexibilidade aos pacientes em comparação com as injeções. Os pacientes podem fazer um ajuste fino da dose de insulina e do níveis de glicose, para que se adaptem às necessidades individuais, oferecendo maior flexibilidade quanto aos horários de refeições, atividade física, e de dormir, além de se adaptarem às alterações inesperadas da rotina, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Estes são os motivos pelos quais muitos usuários de bombas sentem que podem levar uma vida mais normal. Esse tipo de liberdade é extremamente difícil para muitas pessoas que utilizam injeções.

Benefícios Clínicos:
HbA1c mais baixa: A HbA1c é mais reduzida do que com o tratamento de MID (múltiplas injeções diárias).

Menos hipoglicemia: Com o uso da bomba, o risco de hipoglicemia é reduzido em mais de 70%, particularmente a hipoglicemia noturna, quando comparado às injeções. A insulina de ação prolongada pode permanecer concentrada sob a pele e chegar ao pico em um momento relativamente imprevisível. Uma bomba evita esse “efeito de depósito” e libera a insulina basal com maior precisão, quando necessária para manter um bom controle.

Menos complicações de longo prazo: Um melhor controle metabólico resultará em menos complicações a longo prazo, conforme indicado em estudos clínicos, como o DCCT.

Aumento na qualidade de vida: Diversos estudos demonstraram que os pacientes tratados com bomba de insulina tinham uma qualidade de vida superior àquela dos pacientes tratados com MID.

Impacto econômico da Bomba de Insulina:
Conforme avaliado em um estudo de impacto orçamentário, a bomba provoca um impacto moderado no orçamento anual de uma instituição de saúde européia.

Uso reduzido do sistema de saúde: Um estudo prospectivo de longa duração demonstrou que as consultas de pacientes ambulatoriais com bomba são reduzidas em 27% e as internações em até 56%.

Sistema Integrado de infusão de Insulina com Monitorização Contínua de glicose É um Sistema Integrado de infusão de Insulina com Monitorização Contínua de glicose. Esta tecnologia avançada combina uma bomba de insulina "inteligente" com o novo benefício da monitorização contínua de glicose em Tempo Real, com uma leitura de glicose a cada 5 minutos, disponível na tela da bomba 2 gráficos de tendência e setas de direcionamento de velocidade de oscilação da concentração de glicose (todo o dia e toda noite).

Desse modo, poderá descobrir como a refeição, os exercícios, os medicamentos e o estilo de vida afetam os níveis de glicose. Assim, a imediata visualização das oscilações facilitará atuar de imediato evitando as hipoglicemias e hiperglicemias. Faz parte do Sistema Integrado: a bomba de insulina e um transmissor conectado em um Sensor de glicose. O transmissor é componente-chave na trasmissão da glicose em Tempo Real transmite os dados de leitura do Sensor para a bomba por radio-frequência.

Portanto, o usuário do sistema integrado ficará com uma cânula no subcutâneo para infusão da insulina e um sensor em outro local, subcutâneo, para a leitura da concentração da glicose.

Este sistema oferece um acesso direto aos usuários aos seus próprios padrões de glicose podendo participar de seu tratamento facilitando as correções imediatas nas hipo e hiperglicemias e também auxiliar nos ajustes na terapia que deverão se efetuados pela equipe médica.

Conclusão:
A terapia de bomba de insulina tem sido utilizada para tratar pacientes do tipo 1 há mais de 20 anos, e mais recentemente para diabéticos do tipo 2 instável, sendo considerada a que proporciona a liberação mais fisiológica, com o melhor controle metabólico e com o menor número de episódios hipoglicêmicos. O excelente benefício clínico vem acompanhado de um impacto positivo na qualidade de vida do paciente.

Em respeito aos seus pacientes, a Endoville não restringe tal escolha, e dá a oportunidade a cada um de escolher o tratamento mais conveniente para essa doença crônica, que terá impacto sobre o resto de suas vidas.