Diabetes nas Américas
O diabetes é uma doença crônica, metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. A diabetes tipo 2 é a tipo mais comum, que geralmente ocorre em adultos quando o corpo se torna resistente ou não produz insulina suficiente. A diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina por si só.
O diabetes é a sexta causa de mortalidade nas Américas e foi responsável por mais de 284 mil mortes em 2019. Também é a segunda maior causa de incapacidade na região, precedida apenas pela doença isquêmica do coração. O diabetes é a principal causa de cegueira em pessoas de 40 a 74 anos, amputações de membros inferiores e doença renal crônica. Além disso, triplica o risco de morte por doença cardiovascular, doença renal ou câncer.
Embora o diabetes tipo 1 não possa ser prevenida, pode ser controlada. Entretanto, há medidas disponíveis para prevenir o diabetes tipo 2, incluindo políticas e programas para promover a boa saúde e nutrição, exercícios regulares, evitar o fumo e controlar a pressão sanguínea.
A OPAS continua a apoiar os países na elaboração, implementação e avaliação de estratégias para prevenir e controlar o diabetes. O Fundo Estratégico da OPAS trabalha para fortalecer o acesso universal a medicamentos e tecnologias essenciais para o tratamento na região, permitindo que os Estados Membros obtenham insulina a preços de baixo custo. O Pacto Global de Diabetes da OMS também reforça esse compromisso e fornece um roteiro para os países enfrentarem a doença.
O Dia Mundial da Diabetes é realizado todos os anos em 14 de novembro, no aniversário do dr. Frederic Banting, co-descobridor da insulina, para aumentar a conscientização sobre a doença.
Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)